márcio mercante/o dia/ae
Chegada da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, às 18h25 de ontem, marcaram o início da missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempest
A estimativa é que 500 mil fiéis acompanharam a celebração. A polícia informou que não foi registrada nenhuma ocorrência importante. Cerca de 30 atendimentos médicos foram realizados em cada um dos oito postos médicos. Em cada um há cerca de 15 médicos e dez a 15 ambulâncias. A maioria das vítimas sofreu mal estar por alimentação inadequada ao longo do dia.
A abertura oficial não contou com a participação do papa Francisco, que passou o dia descansando. Hoje, o papa celebra missa em Aparecida. A primeira homilia do papa Francisco no Brasil será sobre o primeiro milagre atribuído a Jesus, que teria transformado água em vinho no episódio das bodas de Caná, festa de casamento que teve a presença de Cristo, Maria e dos apóstolos. O evangelho compõe a liturgia especial escolhida para a missa de hoje, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Na prática, serão os mesmo textos adotados na festa da padroeira do Brasil, em 12 de outubro. A expectativa é de que o pontífice discorra sobre o tema por cerca de dez minutos, com direito a sermão em português e os já tradicionais improvisos.
Quando chegar ao santuário, na manhã de quarta-feira, 24, o papa terá um encontro intimista com a imagem original da santa, encontrada no Rio Paraíba, em 1717. Exposta aos fiéis em uma caixa de vidro blindado no alto de uma das torres da basílica, a “santa será virada na direção do pontíficie”, que estará do outro lado da parede, em uma capela reservada a ele e a outros 60 sacerdotes.
Segurança
O governo de São Paulo deslocou 1.800 policiais militares para fazer a segurança em Aparecida, no interior, durante a visita do papa Francisco. O pontífice rezará uma missa no Santuário Nacional na manhã de hoje (24). A operação de segurança terá o apoio de 3 helicópteros e 55 viaturas, além de bombeiros e médicos. A passagem do papa Francisco deve atrair cerca de 200 mil pessoas a Aparecida, segundo estimativas do governo estadual. No domingo, 21, uma bomba caseira foi encontrada em um banheiro de um estacionamento do Santuário Nacional de Aparecida. Segundo a PM, “tratava-se de um artefato caseiro e de baixo potencial lesivo”.
Viagem
Devido ao mau tempo que atinge os estados do Rio e de São Paulo, o papa Francisco será transportado na manhã de hoje (24), para Aparecida, no interior paulista, num avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave modelo VC-2 (Embraer 190) vai decolar às 8h45 da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, com destino ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP). Lá, o pontífice embarcará num helicóptero H-34 Super Puma até a Basílica de Aparecida, com chegada prevista para as 10h. A agenda oficial do papa revê que, a partir das 10h30, ele participe de uma missa na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida. O pontífice fará a homilia.
Inicialmente o papa seria transportado do Rio a Aparecida num helicóptero militar. O plano foi alterado após uma reunião realizada ontem, com representantes do Exército e da Aeronáutica.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI...