sexta-feira, 30 de maio de 2014

Fátima Bezerra afirma que falta moral aos Alves e Maia para criticar Rosalba Ciarlini

Deputada afirma que PMDB de Henrique e PR de João Maia eram aliados e agora criticam governo do RN

76I67I6I67I
Alex Viana
Repórter de Política
A pré-candidata do PT ao Senado, Fátima Bezerra, disse que o pré-candidato do PMDB a governador, Henrique Eduardo Alves, e o seu vice, João Maia (PR), “não têm moral” para criticar a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), porque participam, ainda hoje, com indicação de cargos, da gestão estadual. A petista também criticou o que classificou de falta de coerência da pré-candidata do PSB ao Senado, Wilma de Faria. Segundo a deputada federal, Wilma está sendo incoerente por criticar áreas do governo Rosalba que não funcionam sem dizer que os responsáveis pelos desacertos foram indicados do PMDB e do PR, partidos comandados em nível estadual por Henrique e João Maia, respectivamente.
“Estranho e incoerente é Wilma criticar as áreas do governo que não funcionam sem dizer que os responsáveis pelos desacertos foram indicados do PMDB, do PR, do DEM, do PSDB e de outros partidos, agora aliados dela. Logo ela que já foi governadora e sabe que as responsabilidades de um governo são coletivas”, afirmou Fátima em nota, distribuída à imprensa no final da manhã de terça, momentos após uma entrevista concedida pela ex-governadora Wilma de Faria à Rádio Cidade (94 FM).
Ao criticar a incoerência de Wilma, Fátima expôs um fato incômodo a Henrique, Wilma e João Maia. Ela disse que Wilma “fecha os olhos para o fato de que esse governo foi e continua sendo o governo do DEM e PSDB, que não saíram do governo, mas também do PMDB e do PR entre outros partidos que continuam ocupando cargos na gestão de Rosalba”. E mais: de acordo com a petista: As críticas a Rosalba, quando feitas por Henrique e João Maia, “são de forma muito superficial e sempre são críticas pessoais a ex-comandante agora abandonada, exatamente porque”, completou a petista, Henrique e João Maia “não têm moral para criticar a gestão da qual são responsáveis diretos’”.
MAIS INCOERÊNCIA
Além de apontar grave incoerência nos discursos de Henrique e João Maia, Fátima Bezerra atacou também a suposta incoerência de Wilma, que disse “não ter preconceito e poderá aceitar” o apoio do DEM de Rosalba, caso o partido, presidido nacionalmente por José Agripino Maia (DEM), venha a consolidar sua participação, já acertada entre líderes, na composição do chamado acordão com PMDB, PR, PSB e outras legendas. Para tanto, basta que o diretório estadual do DEM, em votação a ser realizada na próxima segunda-feira, decida pela não candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, como está previsto para acontecer, dada a liderança de Agripino ser maior que a de Rosalba entre os componentes com direito a voto no DEM. “Estranho é a vice-prefeita aderir a uma coligação da qual o DEM faz parte e achar que pode continuar a fazer críticas pessoais a Rosalba Ciarlini como se o governo fosse obra de uma única pessoa”, continuou Fátima Bezerra.
As declarações de Fátima Bezerra foram uma resposta às palavras de Wilma, que na manhã de terça, afirmou em entrevista ao “Jornal da Cidade” (94 FM), que o PT não poderia criticar o acordão, porque quis estar nele, “e só não está porque o PMDB não quis”. No texto distribuído por sua assessoria, Fátima admite que “durante o ano de 2013 o PT tentou sim construir uma frente dos partidos da base de apoio ao governo da presidenta Dilma que não fizessem parte do governo do DEM, coerentemente com o projeto nacional em curso e com a oposição que faz ao governo estadual. Ocorre que quando o PMDB decidiu incorporar o DEM e o PSDB, o PT comunicou publicamente que não participaria de um palanque com essa configuração. Portanto, não foi o ‘PMDB que não quis’, foi o PT que não aceitou, por questão de coerência”, disse a nota da parlamentar petista.
Compartilhar:

Fábio e Robinson Faria participaram da posse do prefeito de Mossoró

Exiba Mossoró posse 02.jpg na apresentação de slides Exiba Mossoró posse 01.jpg na apresentação de slides Exiba Mossoró foto 03.jpg na apresentação de slidesA cerimônia de diplomação e posse do prefeito eleito Francisco José Júnior (PSD e do seu vice Luiz Carlos (PT), realizada na noite desta quinta-feira (29), no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. Presença do vice-governador Robinson Faria (PSD), dos deputados federais Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra(PT).


"É um orgulho presenciarmos este jovem assumir a Prefeitura da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, eleito por ampla maioria porque demonstrou aos mossoroenses que possui maturidade, competência e compromisso com o futuro da cidade", disse Fábio Faria.

Também participam da cerimônia os deputados estaduais Leonardo Nogueira (DEM) e Antônio Jácome (PMN), a ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado e outras autoridades.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

VAI SER SHOW: Confira a Programação da 2º Ressaca do São João em Senador Elói de Souza/RN

Foto

Governo do Estado divulga calendário para dias de jogos da Copa do Mundo em Natal

A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos divulga abaixo o calendário de expediente dos órgãos e entidades do Governo do Estado (exceto os de serviços essenciais) durante os jogos da Copa do Mundo em Natal e da Seleção Brasileira em outras capitais, no período de 12 a 24/06, sem prejuízo da prestação de serviços considerados essenciais. O calendário serve para todo o território do RN. O decreto será publicado na edição desta quinta-feira, 29, do Diário Oficial do Estado.
12/06 (5ª feira): Expediente de 8h às 12h (Brasil X Croácia, às 17h, em São Paulo)
13/06 (6ª feira): Ponto Facultativo (Camarões X México, às 13h, na Arena das Dunas)
16/06 (2ª feira): Ponto Facultativo (Gana X Estados Unidos, às 19h, na Arena das Dunas)
17/06 (3ª feira): Expediente de 8h às 12h (Brasil X México, às 16h, em Fortaleza)
19/06 (5ª feira): Feriado de Corpus Cristhi (Japão X Grécia, às 19h, na Arena das Dunas)
23/06 (2ª feira): Expediente de 8h às 12h (Brasil X Camarões, às 17h, em Brasília)
24/06 (3ª feira):Ponto Facultativo (Itália X Uruguai, às 13h, na Arena das Dunas)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Deputada Gesane Marinho poderá ser Vice de Robinson Faria!


A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) vem sendo cogitada como opção de candidata a vice de Robinson Faria na chapa puro-sangue para o governo. Ela não confirma, mas também não nega a informação. Seria uma boa vice, Gesane tem muito serviço prestado ao Rio Grande do Norte...
 PODE CAIR NA GRAÇA DO POVO OLHAI... ROBINSON FARIA GOVERNADOR, GESANE MARINHO VICE E FÁTIMA SENADORA. Vamos aguardar...

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Comitiva dos EUA seleciona dois hospitais particulares em Natal para a Copa

Vice-presidente Joe Biden estará com a delegação em Natal para o jogo entre Gana X EUA, no dia 16 de junho

Um dos selecionados foi o Hospital da Unimed, em Lagoa Nova, próximo ao Arena das Dunas. Foto: Divulgação
Um dos selecionados foi o Hospital da Unimed, em Lagoa Nova, próximo ao Arena das Dunas. Foto: Divulgação
Alessandra Bernardo
alessabsl@gmail.com
Pelo menos dois hospitais particulares de Natal, localizados nas proximidades do estádio Arena das Dunas, em Lagoa Nova, na zona Sul, devem ser ponto de referência para atendimento médico dos integrantes da comitiva que acompanhará a seleção de futebol dos Estados Unidos e a que virá junto com o vice-presidente norte-americano Joe Biden, durante o período em que ocorrerem os jogos na cidade. Além destes, os turistas estrangeiros que estiverem sob proteção de seguradoras de saúde e que necessitarem de atendimento médico também serão recebidos pelas unidades hospitalares selecionadas.
Conforme informações do Departamento de Marketing e Comunicação Social do Hospital do Coração, vários hospitais da capital potiguar foram visitados recentemente por uma comissão formada por integrantes da Embaixada, Consulado e da própria seleção dos Estados Unidos. Durante as inspeções, foram analisados itens como estrutura física e material, equipamentos médicos disponibilizados pelas unidades e equipe de profissionais de saúde, segurança, entre outros itens.
“Eles vieram conhecer a estrutura oferecida pelos hospitais e as possibilidades de atendimentos e exames médicos na cidade, para eventuais necessidades. E, por tudo que podemos oferecer aos nossos clientes, a comissão norte-americana demonstrou interesse em nós, mas não foi nada formal, escrito”, explicou a assessora de comunicação do Hospital do Coração, Ana Luiza Câmara.
Outra unidade médica visitada pela comissão dos Estados Unidos foi o Hospital da Unimed do Rio Grande do Norte, também em Lagoa Nova. Conforme informações do setor de Comunicação Social, a comitiva norte-americana visitou as dependências do prédio e demonstrou interesse pelos serviços oferecidos, por isso, foi composta uma comissão interna para assuntos relacionados à Copa do Mundo no Brasil. Entretanto, ainda não foi confirmado se o hospital irá receber integrantes da comitiva.
Presidentes em Natal
Após a confirmação de que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, virá a Natal assistir a um dos jogos disputados pela seleção norte-americana no Arena das Dunas, as atenções e cuidados relacionados à rede hospitalar da cidade aumentaram. Conforme informações do Portal da Copa, site do Governo Federal sobre a Copa do Mundo no Brasil, ele deve presenciar a primeira partida da seleção estadunidense, contra a africana Gana.
Além disso, a expectativa é que Natal receba uma média de 20 mil turistas dos Estados Unidos durante a competição. O Portal da Copa divulgou ainda que, conforme levantamento da Forward Data e a Pires & Associados Brasil, a torcida norte-americana é responsável pelo maior número de reservas para Natal, com 29%, seguidos de longe pelos uruguaios, com 14%.

ENTREVISTA: Futuro Governador Robinson Faria pretende governar nos hospitais, delegacias e cidades pelo RN

65u65u65u65u4uu4
Alex Viana
Repórter de Política
O pré-candidato do PSD a governador, Robinson Faria, disse que se for eleito nas eleições em outubro, governará na rua, seu primeiro dia de trabalho será no hospital Walfredo Gurgel, frequentará diariamente as delegacias, visitará as cidades. “Eu não vou ter gabinete em Natal, vou passar pouquíssimo tempo no gabinete. Meu gabinete de governador vai ser nos hospitais, nas delegacias, nas cidades. Vai ser um gabinete itinerante”, afirmou.
A declaração do vice-governador se deu em entrevista na manhã desta sexta-feira ao programa Jornal da Cidade, da FM 94. Na oportunidade, Robinson afirmou que a lógica do seu governo será diferente do modelo tradicional de se fazer administração no Rio Grande do Norte. A tônica será a de presenciar no dia-a-dia os “gargalos” administrativos do estado, notadamente nas áreas de saúde e segurança pública.
“Enquanto não consertar a saúde, enquanto não tiver funcionando nos hospitais, quem quiser falar com o governador vai ter que me procurar no Hospital Regional de Pau dos Ferros, ou no Hospital Regional de Assu, ou no Hospital Regional de Caicó, ou no Hospital Regional do Santa Catarina. Porque eu estarei lá. Meu expediente será lá, nesses gargalos”, afirmou, elegendo o servidor público estadual como prioritário na nova relação.
“Será uma forma de governar dando um choque de gestão, mas um choque de participação, e com isso terei que restabelecer, em primeiro lugar, o diálogo com os servidores. Temos que reequipar as delegacias, que hoje estão todas sucateadas, abrir novas delegacias, criar uma divisão de homicídios, que não existe até hoje, em pleno século XXI, é o único estado que não tem é o RN, ou seja, estamos atrasados”, disse.
PUBLICIDADE
Outro destaque da entrevista de Robinson, no que toca a propostas administrativas, foi o gasto do governo com publicidade e propaganda. Robinson repugnou o modelo atual, que prioriza o culto à personalidade do gestor. Ele defendeu o uso de recursos públicos de Comunicação como ferramenta de desenvolvimento social através de orientação à população.
“Eu, se for eleito governador, não quero nenhuma propaganda que tenha o mínimo de personalismo ao governante. Tem que ser uma propaganda institucional, educativa. Combater o crack, combater a violência contra as crianças, combater a violência contra os idosos, campanhas educativas de trânsito, de doenças como a dengue e outras mais, fomentar o artesanato, o turismo; isso se chama governar, mas governar com a população, governar com a sociedade”, afirmou.
PERFIL
Ao se referir ao perfil do seu futuro governo, o pré-candidato Robinson Faria disse que terá um secretariado eminentemente técnico. O modelo foi implantado por ele na Secretaria de Recursos Hídricos e deu certo. “O político do meu governo será eu, o governador. O governo terá um perfil de qualificação técnica. Pessoas competentes para os lugares certos. Fiz isso e posso provar, quando fui secretário, onde montei uma equipe de excelência, elogiada pelo Banco Mundial, e quando cheguei lá não perguntei quem votou em mim, quem não votou, quem é e quem não é do meu partido. Eu premiei a competência”.
“Acordão quer impor mais Alves e Maias goela abaixo ao RN”
Reiterando sua pré-candidatura ao governo, Robinson abordou, pela primeira vez, aquilo que está difundido como “acordão” entre Alves e Maias nas eleições deste ano. Ele criticou o chapão, ao qual classificou de “super acordão, talvez o maior da história política do Rio Grande do Norte”. Robinson apontou falta de coerência no acordão, onde, de acordo com ele, “predomina a conveniência, o conservadorismo, os interesses particulares e familiares”.
Segundo Robinson Faria, o acordão teve sua primeira derrota na eleição suplementar de Mossoró, quando a candidatura apoiada pelo grupo, da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), das quatro eleições de prefeita que participou, teve “o pior resultado com o apoio do acordão”, em termos de votação.
“Eu não tenho nada pessoal contra o cidadão, contra a pessoa do deputado Henrique Alves. Mas eu entendo que esse acordão, que ele é o principal protagonista, é um acordão que não tem nenhuma coerência política. Lá estão partidos que não têm identidade ideológica, que apenas têm interesse no amontoado de partidos, pensando cada um na sua sobrevivência”, disse.
Na visão do pré-candidato do PSD ao governo, a candidatura de Henrique carece de “liga” com a sociedade, porque nasceu de um arranjo político-partidário de interesses particulares. “É uma candidatura que não nasceu de um debate com a sociedade. Quiseram primeiro se reunir entre eles e depois impor, de goela abaixo, à população, uma candidatura forte. Até para intimidar o nascimento de outros nomes que pudesse competir com eles”, afirmou. Entre os nomes a serem intimidados, afirmou, estaria o próprio Robinson.
“Sem nossa resistência, eleição no RN seria por W.O.”
Assim, Robinson afirma que sua candidatura é da resistência. “Eu queria ter o direito de me apresentar às pessoas, aos pequenos, não aos grandes, aos poderosos, aos cacicões da nossa política estadual. Nosso nome foi o nome da resistência, do sonho e da ousadia. E se não fosse essa nossa ousadia, essa nossa persistência, nossa coragem, hoje o Rio Grande do Norte estaria diante de uma eleição por W.O, por aclamação”, declarou.
Ele se disse pronto para enfrentar o palanque da “conveniência de cada um”. “Do outro lado, o que nasceu foi um super acordão que começou por Brasília e terminou em Natal, reunindo mais de 20 partidos, onde, nesses partidos, estão lá os gregos e troianos, onde prevaleceu a conveniência de cada um. Uma acomodação de sobrenomes famosos para que dê certo para todos. Só que esse acordão esqueceu um detalhe importante, que foi ouvir a população”.
O pré-candidato denunciou campanhas orquestradas para desacreditá-lo. “Disseram que Robinson Faria não teria coragem para se apresentar como candidato. Depois disseram que eu não teria poder de viabilizar esse projeto. Que eu não seria um candidato competitivo. Depois que o PT não teria coragem de formar uma aliança com Robinson Faria. Depois disseram que essa aliança não ia continuar. Mas todas as previsões desses profetas do mal, que adoram subestimar, que são analistas conservadores, não se concretizaram. Eles acham que o Rio Grande do Norte sempre será o mesmo Rio Grande do Norte, o mesmo dos mesmos dos mesmos. Mas o povo não suporta mais. O que é o mesmo dos mesmos dos mesmos? É que só pode ser governador quem for Alves ou quem for Maia”.
“Plano de Henrique é laboratório para enganar o povo”
Robinson criticou, por fim, o plano de governo elaborado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. De acordo com o vice-governador, seu plano de governo será construído no Rio Grande do Norte, através do diálogo com a sociedade civil organizada, ouvindo o agronegócio, a Fiern, a Fecomércio, os comerciantes, os trabalhadores rurais, a Fetarn, “assim você irá proporcionar o verdadeiro e ousado programa de governo para o nosso Estado”, e não, completou ele, “importar de fundações que cobram contas milionárias com um pacote pronto de laboratório pronto para tentar enganar a consciência do povo”, afirmou, numa referência ao plano de governo encomendado por Henrique a entidades de fora do Estado.
“Eu sou totalmente contra. Eu acho que o plano de governo deve nascer dos anseios de cada região. Por isso que nós do PSD e do PT estamos fazendo os nossos encontros programados a nível regional para ouvir as reivindicações de cada região. Essa sim é uma forma de governar”, disse Robinson, afirmando que irá implantar o orçamento participativo. “Vou implantar o orçamento participativo. Onde poderemos eleger quais são as políticas públicas, discutindo com a sociedade. É o povo participando do governo, dando voz ao povo, uma forma de governar com modernidade, a construção do Estado a partir da sociedade”.
Sobre o fechamento da chapa, com indicação do vice-governador e suplentes de senador, Robinson confirmou diálogo com o PCdoB e outros partidos. “Ainda vamos conversar com outros partidos e não há desespero, não há sofreguidão, não há ansiedade. Daqui para 30 de junho, encontraremos um vice-governador bastante interessante, competitivo, que queira somar com a nossa aliança, que tenha um perfil de modernidade, disposto a quebrar essa política antiga, coronelista, velha, ultrapassada que o povo não suporta mais. Não há motivo para nervosismo, eu sou uma pessoa que sempre mantive a minha serenidade”.
“Henrique e João Maia até hoje têm cargos no governo Rosalba”
O vice-governador Robinson Faria apontou outra suposta incoerência da chapa Henrique Alves/João Maia. Ao se referir ao governo Rosalba, disse que ambos (Henrique e João Maia) foram derrotados pela governadora em 2010, aderiram ao governo, fizeram indicações de cargos, saíram recentemente, mas continuam com as indicações. O pior, entretanto, segundo Robinson, é Henrique e João afirmarem ser oposição.
“Saí do governo com poucos meses. Fui para a oposição entregando todos os cargos que o meu partido tinha. Desci a rampa do poder para ficar perto do povo e para poder falar pelo povo. Foi uma atitude inédita na história política do Rio Grande do Norte, doar o seu capital para eleger e sair. Ao contrário de muitos que subiram a rampa do poder, que aderiram ao governo de Rosalba e que ficaram até semana passada participando desse governo, e que agora querem posar de oposicionista, mas na verdade passaram quatro anos”, afirmou.
Segundo o vice-governador, “o pior: perderam a campanha, mas aderiram ao governo Rosalba. Esse governo foi um governo de desastre e agora querem se eximir da culpa deixando a culpa somente no colo da atual governadora, quando eles tiveram poder de mandar, de indicar cargos. Aliás, até hoje estão com cargos políticos importantes no governo Rosalba”, disse.
“Você sabe: o PMDB aderiu ao governo Rosalba, o PR aderiu ao governo Rosalba, uma bancada grande de deputados. Então, formaram uma aliança de oposição, entre aspas, porque não tem nada de oposição. Porque da Assembleia para dentro são governo, da Assembleia para fora são oposição”, declarou ainda Robinson. “É só olhar quem está no governo, vá visitar o interior. Vá aos municípios que você vai encontrar facilmente que os cargos municipais, que são de comissão, pertencem a líderes de partidos”, aponta.

Presidente do PDT reafirma: “Clima continua de insatisfação com PMDB”

Peemedebistas liberaram “bases”, mas partido de Carlos Eduardo continua insatisfeito com aliança

Y54Y45Y4Y34Y3Y3
Alex Viana
Repórter de Política
O presidente do PDT em Natal, Kleber Fernandes, disse que o clima no partido continua sendo de insatisfação em relação ao PMDB. Ele disse que a sigla, liderada pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), precisa ir para o pleito de outubro unificada e estruturada. Lideranças da legenda pedetista aguardam o retorno do prefeito de Natal de uma viagem ao Rio de Janeiro, ainda nesta semana, para uma definição em relação ao caminho que o PDT percorrerá nas urnas de outubro. “O clima, como falei desde o inicio, continua sendo de insatisfação. A gente espera que seja solucionado. A nossa intenção é que haja a reciprocidade. Não é que o PDT está querendo romper, mas que a reciprocidade aconteça”, reafirmou Kleber nesta manhã.
No sábado, o atual chefe do gabinete civil revelou o clima de insatisfação no PDT em relação à aliança com PMDB e PSB. Segundo ele, PMDB e PSB, partidos dos pré-candidatos ao governo, Henrique Alves (PMDB), e ao Senado, Wilma de Faria (PSB), respectivamente, ainda não cumpriram com o compromisso firmado com o partido de Carlos Eduardo. Pelos termos revelados do acerto, PMDB e PSB se pontificaram a ceder bases eleitorais para os candidatos do PDT a deputado federal e estadual. Nesta terça, além de reafirmar que a insatisfação permanece, Fernandes negou ansiedade afirmando que a legenda precisa se organizar para o pleito.
“De fato, o processo eleitoral está próximo. Agora, o partido precisa ir para um processo eleitoral de forma unificada, estruturada, e com condições de atingir a nossa meta, que é eleição de um deputado federal e a manutenção do espaço com a possibilidade de ampliação das vagas na Assembleia Legislativa”, reafirmou o dirigente municipal do PDT.
Atualmente, o PDT tem uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa. O deputado Agnelo Alves (PDT), pai do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, seria um dos focos de insatisfação na legenda. O PMDB estaria priorizando dobradinhas com candidatos de outros partidos, deixando em segundo plano, parcerias que favoreceriam a reeleição de Agnelo.
Para a Câmara dos Deputados, a aposta do PDT é a eleição do ex-secretário chefe da Casa Civil Sávio Hackradt. Dobradinhas de candidatos a deputados estaduais do PMDB e do PSB com candidatos a deputados federais do PR e até do PSDB estariam sendo priorizadas em detrimento de acordos que favoreceriam Sávio.
Diante da sinalização de que tudo vai ser acertado e que não passa de ansiedade Kleber afirma que basta que o acordo seja cumprido, para que tudo volte à normalidade. “Se for cumprido, ótimo. É o que se espera que aconteça”, disse defendendo que o pleito do PDT não é personalizado, mas institucionalizado. “Não vamos personalizar o pleito do PDT. O pleito é a viabilização e conquista de um espaço na Câmara federal e a manutenção da cadeira que temos na Assembleia com possibilidade de ampliação”.

Divulgados acessos ao Arena das Dunas nos dias dos jogos da Copa do Mundo

Para quem pretende se dirigir ao estádio em um veículo particular, haverão 6.220 vagas disponíveis em cinco estacionamentos públicos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O estádio Arena das Dunas receberá o primeiro jogo da Copa do Mundo FIFA 2014 em menos de 20 dias: México x Camarões (Grupo A), no dia 13 de junho, às 13h. Para ajudar o torcedor que garantiu seu ingresso a não perder esta disputa ao vivo, a Prefeitura do Natal criou linhas especiais de ônibus e estacionamentos públicos, com coletivos exclusivos que transportarão gratuitamente todos os espectadores que apresentarem o ingresso do dia do jogo. Confira as opções de transporte e escolha sua melhor opção para assistir as competições em Natal:
Transporte Coletivo
A melhor maneira de deslocamento para chegar ao estádio é através do Transporte Coletivo. Haverão duas linhas especiais para atender especificamente o fluxo turístico e a rede hoteleira (Ponta Negra, Via Costeira e praias centrais), passando pelo FAN FEST e a Arena das Dunas ao custo de R$ 2,20 por viagem, tarifa vigente em Natal.
Além das linhas regulares de ônibus, serão implantadas duas linhas especiais durante os jogos. A Linha Azul, que parte da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na parada da Rota do Sol Sul, segue pela Via Costeira até o FIFA FAN FEST. Na volta, o ônibus passa pela Avenida Salgado Filho, próximo ao estádio Arena das Dunas onde retorna ao ponto inicial pela BR-101. A Linha Verde também parte do mesmo ponto, mas segue pela Roberto Freire até o Shopping Via Direta, Salgado Filho, Porto de Natal até o FIFA FAN FEST, retornando ao ponto inicial pela Via Costeira.
Para o deslocamento das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que compraram ingressos para os jogos, e que não possuem credenciamento para utilizarem uma das 80 vagas oferecidas no estádio, será disponibilizado um serviço de transporte até os portões de acesso da Arena. Para as pessoas que não apresentam nenhuma deficiência física, a distância máxima da caminhada é de 1 Km.
As linhas regulares sofrerão alterações até o final da Copa são: 08, 24, 30, 31, 33, 33A, 33B, 35, 39, 41, 43 e 66.
Transporte particular
Para quem pretende se dirigir ao estádio em um veículo particular, haverão 6.220 vagas disponíveis em cinco estacionamentos públicos: Campus Universitário, Parque da Ceasa, Caic/Conab, Rodoviária e SESI/SENAI, totalizando 2.866 vagas. Além de cinco estacionamentos privados: Shopping Midway Mall, Natal Shopping, Via Direta, Hiper Bom Preço Lagoa Nova e Capim Macio.
Estes estacionamentos serão atendidos por micro-ônibus que transportarão todos os espectadores de forma gratuita, mediante a apresentação do ingresso do dia do jogo, para três pontos de embarque e desembarque localizados no entorno do Estádio. Os pontos de acesso aos micro-ônibus são: Rodoviária, Shopping Midway Mall, Campus e Hiper Bom preço Capim Macio.
Todos os veículos fretados, sejam eles ônibus, micro-ônibus, vans, táxis, etc., devem ser direcionados para o Campus Universitário da UFRN, onde serão distribuídos entre os estacionamentos da Praça Cívica e do Setor de Aulas Teóricas I. Caso se faça necessário, poderá também ser utilizado o Anel Viário com veículos estacionados em paralelo.
Ao final das competições, o retorno ao local de desembarque dos torcedores acontecerá da mesma forma que ocorreu o embarque.

Fonte: Jornal de Hoje

Liberação de obras para copa começa domingo

A partir deste domingo, 25, o túnel da Romualdo Galvão está liberado para o tráfego. É a primeira das dez obras da mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas a ser entregue. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, engenheiro Tomaz Pereira de Araújo Neto, só será permitirá o trânsito de veículos, em apenas duas possibilidades: a partir do acesso à Lima e Silva, de onde os veículos seguem até a rua Norton Chaves, em Nova Descoberta, para pegarem a direção da Zona Sul, ou então  realizarem o retorno ao centro da cidade pela avenida Salgado Filho e dai para a avenida Hermes da Fonseca. O motorista também poderá seguir para o anel viário do campus do universitário e daí pegar a avenida Roberto Freire até Ponta Negra.
Junior SantosCom a concretagem praticamente pronta, operários iniciaram a aplicação do asfalto no túnelCom a concretagem praticamente pronta, operários iniciaram a aplicação do asfalto no túnel

Mais oito equipamentos estarão concluídos até 31 de maio, mas o titular da Semob confirmou que só serão liberados ao tráfego de veículos depois de pintados e sinalizados, o que deve ocorrer dia 8 de junho, quatro dias antes do início da Copa do Mundo.  No fim da tarde de ontem, máquinas e homens trabalham em ritmo acelerado no túnel da Romualdo Galvão para concluir a pavimentação asfáltica à saída daquela estrutura. 
“A gente começou às 8 horas e já passaram oito caçambas de asfalto por aqui”, disse um funcionário do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, que estava acompanhando o trabalho dos operários. Outras máquinas também se movimentavam no interior do túnel, que está com a camada de concreto praticamente pronta, faltando apenas a colocação do  asfalto. Esse é o primeiro dos seis túneis em construção no entorno do Arena das Dunas a ser entregue.

Por volta das 16 horas, as máquinas já haviam passado uma camada de asfalto no lado direita da avenida Romualdo Galvão, no sentido de quem vem do estádio Arena das Dunas, até a rua Miguel Castro. O túnel da Romualdo Galvão vai escoar o tráfego de veículos quem vêm do centro da cidade e de bairros como Petrópolis, Tirol, Cidade Alta, Barro Vermelho, Lagoa Seca e Alecrim, para a Zona Sul de Natal. Os carros acessam a rua Lima e Silva e fazem o contorno por baixo do viaduto estaiado, que está sendo construído na avenida Prudente de Morais, a fim de terem acesso à  rodovia federal BR-101.

“A obra está completa e só estou finalizando os asfaltos dos acessos, finalizei o lado da Romualdo Galvão e a parte em direção a Norton Chaves finalizaremos neste sábado”, disse  Tomaz Neto. Segundo o secretário, nenhum desses equipamentos de mobilidade urbana será entregue ao tráfego de veículos sem pintura e, principalmente, sinalização. “Isso seria um perig. Se ocorrer um acidente  vão responsabilizar o gestor”, disse.

Já o fluxo de veículos a partir da marginal da  BR-101 por baixo do viaduto só será aberto em 30 de junho, depois que ocorrer a cura do concreto e retirada dos escoramentos. “As aberturas em baixo do viaduto vão ser oferecidas durante a Copa para os torcedores que se destinam a pé para o estádio”. Para o período do evento, ele será envelopado, com tapumes até a altura de 3 metros.

Criminosos realizam arrastão na Casa Paroquial em Santa Cruz-RN

Seis homens fizeram um arrastão na Casa Paroquial da Igreja de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, na noite dessa quinta-feira (22). Os suspeitos estavam armados e renderam o padre e mais 15 pessoas, por quase 1h. Os criminosos levaram dinheiro e pertences pessoais dos reféns. A Polícia Militar realizou diligências, mas, até o momento, ninguém foi preso. 

De acordo com a PM, o grupo invadiu a Casa Paroquial por volta das 23h, quando o padre Vicente Neto se despedia das visitas. Ao abrir o portão, foram surpreendidos pelos suspeitos, que anunciaram a ação criminosa e entraram na residência. Eles roubaram os pertences dos reféns e o dinheiro dos donativos. Após o arrastão, trancaram as vítimas em um quarto da casa e fugiram.

"Ontem à noite, depois de toda a beleza da festa de Santa Rita, eu e mais 15 pessoas, vivenciamos uma situação humilhante. [...] Por minha sorte, tinha essa parte em casa [donativos]. Não sei o que seria de mim e dos demais, se não tivesse tido essa quantia", lamentou padre Vicente Neto em sua página pessoal em uma rede social. 

O padre ainda não sabe estimar a quantia levada pelos criminosos. 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PESQUISA: Dilma tem 40%, Aécio, 20%, e Campos, 11%, aponta Ibope

grafico ibopeG1 – A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 40% das intenções de voto na eleição deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22). Outros nove pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 37%. O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves (PSDB), com 20%; o terceiro, Eduardo Campos, do PSB (11%); e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%).
As intenções de voto nos outros seis pré-candidatos somam 3%.
Nos dois levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 40% em março e 37% em abril; Aécio registrou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril (veja as comparações no gráfico ao lado).
Confira abaixo os resultados da pesquisa de maio do Ibope:
- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 11%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Randolfe Rodrigues: 0%
- Brancos e nulos: 14%
- Não sabe/não respondeu: 10%
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Postos de combustíveis comercializam gasolina sem impostos na sexta-feira


Quatro postos de combustíveis do Rio Grande do Norte irão participar do Dia Nacional sem Impostos nesta sexta-feira (23) como forma de protestar contra a carga tributária cobrada no Brasil. De acordo com Rafael Monte, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Natal (CDL Jovem), os postos vão ofertar três mil litros de gasolina que não terão o valor do imposto repassado para os clientes. 

Essa é a primeira vez que os postos de combustíveis participam do ato no Rio Grande do Norte. Segundo Rafael Monte, a escolha se deu porque é um produto que todo mundo usa, direta ou indiretamente e, na sexta-feira os motoristas vão poder economizar mais de 50% do valor do produto. “A média de preço do litro da gasolina aqui é R$ 3 e chegará a ser vendido até por R$ 1,40”, disse. Porém, com o objetivo de atingir o maior número de consumidores, os motoristas de carros só poderão abastecer até 20 litros de gasolina, enquanto os condutores de motos só podem comprar até cinco litros.

 Além dos postos de combustíveis, duas escolas de idiomas vão participar do ato, uma com sorteios de mensalidades com desconto e outra com o valor da matrícula sem desconto. O presidente da CDL Jovem explicou que o foco da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) com o evento é demonstrar como a educação é afetada pelos impostos. "O Brasil é um dos únicos países que cobram imposto em cima da educação", disse Rafael.

O Dia Nacional Sem Impostos foi criado para lembrar que, de janeiro até 25 de maio, todo o trabalho dos brasileiros serviu para pagar a carga tributária. Em Natal, o evento já trabalhou com valores pagos em restaurantes e imóveis.

Veja quais postos participam do evento em Natal:


Posto Jacutinga – Cidade Verde
Posto São Pedro - rua Apodi
Posto Novo Horizonte – zona Norte
Posto Olinda – bairro Santo Antonio, Mossoró