sábado, 27 de dezembro de 2014

Vivaldo acompanha visita da governadora na reinauguração do aeródromo em Caicó

vivaldoaero
O deputado Vivaldo Costa (PROS) esteve acompanhando, na ultima sexta-feira (26), a visita da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, a Caicó. Nos seus últimos dias de gestão a chefe do Executivo estadual esteve na capital do Seridó para reinaugurar o Aeródromo Rui Mariz. O Papa Jerimum participou da solenidade e destacou a importância da reabertura do espaço no desenvolvimento. “Fico feliz em participar deste momento importante para nossa região”.
Vivaldo chegou ao local no avião do governo do estado. Ele foi um dos convidados a participar da aterrissagem que marcou oficialmente a autorização de pousos e decolagens do aeródromo. O espaço passou por reformas e uma nova homologação foi concluída pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Bandidos assaltam e atiram contra ônibus dos Cavaleiros do Forró

Um ônibus que transportava a banda Cavaleiros do Forró foi alvo de assalto na tarde desta sexta-feira (26) no município de Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com Alex Padang, proprietário e empresário do grupo, os criminosos usaram carretas para fechar o trecho da BR-232 onde o crime aconteceu. A quadrilha chegou a atirar contra o veículo. Ninguém ficou ferido na ação.
Reprodução/FacebookBanda Cavaleiros do Forró foi alvo de assalto quando viajava de ônibus em Pernambuco nesta sexta-feira (26)Banda Cavaleiros do Forró foi alvo de assalto quando viajava de ônibus em Pernambuco nesta sexta-feira (26)
Segundo Padang, o ônibus da banda vinha do município de Oeiras, no Piauí, com destino à cidade de Alagoinha, em Pernambuco, onde a noite iriam se apresentar. "Os criminosos fecharam a via com carretas e já chegaram atirando, com alguns disparos acertando o para-brisa do ônibus. Do pessoal da banda levaram pertences pessoais. Não tínhamos nenhuma grande quantia em dinheiro dentro do veículo", contou ele.

Além da banda, outros dois carros e um caminhão foram parados pelos assaltantes. "Acredito que o alvo da quadrilha possa ter sido o caminhão, até pela forma como foi a abordagem. Eles sabiam muito bem o que estavam fazendo", disse Padang.

De acordo com o empresário, essa foi a segunda vez que a banda é alvo da ação de criminosos. Pagang falou ainda que a própria polícia não recomenda passar pelo trecho que aconteceu o assalto. "Sabíamos que não era seguro passar na região depois das 16h. Trabalho nisso há 13 anos e já escutei de policiais que aquela região não é segura. Graças a Deus ninguém saiu ferido e as perdas foram só de pequenos pertences", contou ele.

Além da banda Cavaleiros do Forró, os passageiros dos dois carros e do caminhão alvo dos criminosos foram direto para a Delegacia de Polícia Civil de Arco Verde, onde prestaram queixa.

Apesar do assalto, a banda realizou a apresentação programada para a noite em Alagoinhas. "Tocamos ontem (dia 26) a noite e já voltamos para a estrada com destino à Bahia. É vida que segue", disse.

A banda Cavaleiros do Forró se apresenta neste sábado (27) no município de Amargos, no interior da Bahia.

Conta de luz começa o ano 8,3% mais cara


O ano de 2015 começa com aumento de preços também na conta de luz. As quatro regiões do sistema interligado nacional (SIN) -Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste- sofrerão o aumento. Apenas algumas regiões dos estados do Amazonas, Amapá e Roraima, que fazem parte do sistema isolado, não terão de arcar com a tarifa extra. A informação é da Folha de São Paulo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que, em janeiro de 2015, todos os consumidores de energia ligados ao sistema das distribuidoras pagarão R$ 3 a mais para cada 100 KWh (kilowatts-hora) consumidos. O acréscimo –de 8,3%– deve-se à implementação do sistema de bandeiras tarifárias, que, no mês que vem, tem definida a cor vermelha. O consumo médio de uma residência no Brasil é de 142 KWh por mês.contadeluz

Robinson Faria deve anunciar novos nomes do secretariado na próxima segunda

Os novos secretários e diretores da administração estadual na gestãoRobinson Faria serão anunciados na próxima segunda-feira (29), às10h, em coletiva na Vice-Governadoria. O governador eleito recebe a imprensa para falar sobre as indicações e anunciar os demais nomes da administração direta e indireta.No último dia 23 de dezembro, Robinson anunciou 22 nomes que irão compor o secretariado estadual de acordo com o perfil  o e pastas correspondentes.

Lula e movimentos sociais se unem para pressionar Dilma

20140902114347_cv_INACIOdilmalula1_gdeSegundo a Folha de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu assumir papel mais ativo na interlocução do PT com os movimentos sociais e promete ajudá-los a pressionar a presidente Dilma Rousseff para que atenda suas demandas. Insatisfeito com o ministério formado pela sucessora para seu segundo mandato, Lula disse a aliados que, na sua avaliação, a mobilização social e a reaproximação com a esquerda são condições necessárias para que o partido continue no poder depois que Dilma encerrar seu mandato.
O ex-presidente, que governou o país de 2003 a 2010 e ajudou a eleger a petista com seu prestígio, pretende assim abrir caminho para se lançar novamente como candidato à Presidência em 2018. Desde a reeleição de Dilma, em outubro, Lula intensificou seu contato com movimentos sociais e reuniu-se com lideranças da juventude, sindicalistas e dirigentes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

sábado, 29 de novembro de 2014

Vivaldo Costa solicita que empresa faça manutenção e ampliação em torre de telefonia móvel de Elói de Souza


vivaldo açudes
O deputado Vivaldo Costa (PROS) encaminhou reivindicação a empresa Oi Telecomunicações, pedindo para que seja realizado a manutenção com o aumento do sinal da torre de telefonia celular do município de Senador Elói de Souza. A solicitação foi protocolada em sessão na ordinária na Assembleia Legislativa. “O município de Elói de Souza possui hoje cerca de 7 mil habitantes e não possui o serviço a contento de telefonia celular, ficando os celulares várias vezes sem serviço naquela cidade”, contou o parlamentar.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ENQUETE: SEN. ELÓI DE SOUZA

VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE SEN. ELÓI DE SOUZA EM UM NOME NOVO OU CONTINUARIA VOTANDO NAS FAMÍLIAS TRADICIONAIS ?

(    )  VOTARIA EM UM NOME NOVO  (    )  VOTARIA NAS FAMÍLIAS TRADICIONAIS      



segunda-feira, 24 de novembro de 2014

SAÚDE: Chikungunya pode se espalhar pelo Brasil no Verão

O vírus chikungunya deve se espalhar pelo país seguindo o padrão de disseminação da dengue, segundo infectologistas ouvidos pelo G1.
No próximo verão, portanto, é provável que diferentes regiões do país tenham surtos simultâneos de dengue e chikungunya.
Desde que chegou ao Brasil até o dia 25 de outubro, o chikungunya já infectou 828 pessoas, de acordo com balanço mais recente do Ministério da Saúde.
O primeiro caso de transmissão interna do vírus no país foi registrado em setembro.
Como as pessoas pegam o vírus?
Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue.
O risco aumenta, portanto, em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles também picam principalmente durante o dia.
O chikungunya tem subtipos diferentes, como a dengue?
Diferentemente da dengue, que tem quatro subtipos, o chikungunya é único. Uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imune à doença. Quem já pegou dengue não está nem menos nem mais vulnerável ao chikungunya: apesar dos sintomas parecidos e da forma de transmissão similar, tratam-se de vírus diferentes.
Quais são os sintomas?
Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.
Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. De acordo com a OMS, complicações graves são incomuns. Em casos mais raros, há relatos de complicações cardíacas e neurológicas, principalmente em pacientes idosos. Com frequência, os sintomas são tão brandos que a infecção não chega a ser identificada, ou é erroneamente diagnosticada como dengue.
Tem tratamento?
Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.
Como se prevenir?
Sobre a prevenção, valem as mesmas regras aplicadas à dengue: ela é feita por meio do controle dos mosquitos que transmitem o vírus.
Portanto, evitar água parada, que os insetos usam para se reproduzir, é a principal medida. Em casos específicos de surtos, o uso de inseticidas e telas protetoras nas janelas das casas também pode ser aconselhado.

Procon RN vai pesquisar itens mais procurados

 A Coordenadoria Geral de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RN) alerta para os cuidados que o consumidor deve ter no momento das compras. O coordenador do órgão, o advogado Ney Lopes Junior diz que os cuidados devem ser redobrados durante essa época do ano, sobretudo nos municípios menores, onde os preços podem ser abusivos. 

“Conforme dados do ano passado, a diferença entre os preços do mesmo produto, com a mesma marca, em lojas distintas, pode ser muito alta. Alguns lugares da zona sul apresentaram valores até 70% mais caros que outros da zona oeste de Natal”, disse, avisando que até o final de novembro, o Procon deve publicar no site www.procon.rn.gov.br pesquisa de preços dos itens mais procurados para o Natal.

“A diferença muito grande se dá pela desova de mercadoria velha”, continua, e relata que receberam muitas denúncias e queixas de produtos vencidos ou com o prazo de validade muito próximo. Além disso, a variação dos preços entre os estabelecimentos pode ser grande

Itens da ceia de Natal sobem até 20% no supermercado

Aves, queijos finos, frutas variadas, o tradicional panetone, bebidas. Itens que costumam compor a mesa da ceia natalina começam a aparecer nas prateleiras dos supermercados da capital potiguar, alguns com até 20% de reajuste em relação a 2013.  Entretanto, há discordâncias dentro do setor. Para alguns, a expectativa é que os preços não subam muito além da inflação, que deve terminar o ano perto da meta do Governo, 6,5%. Os produtos que devem sofrer reajustes maiores são os importados, especialmente bebidas, azeites e bacalhau, além daqueles que possuem matéria-prima importada, como o trigo. 
Joana Lima
O peru e o chester deverão chegar à mesa do consumidor com aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passadoO peru e o chester deverão chegar à mesa do consumidor com aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado

De acordo com o economista e consultor financeiro Janduir Nóbrega, as razões passam pela alta do dólar, questões climáticas, entressafra de alguns produtos e encarecimento do óleo diesel, o que também eleva o preço do transporte de carga e, consequentemente, dos valores de produção. 

Impulsos
Economista e diretor comercial da Rede Mais, Eugênio Medeiros confirma. “Observamos que os reajustes da indústria nos produtos sazonais em relação ao ano passado tem índices dentro dos parâmetros da inflação desse período (de 6% a 10%). Em relação aos meses anteriores, não há grandes mudanças, exceto no caso de produtos que estão sofrendo dificuldade na oferta, devido a questões climáticas, como é o caso dos derivados de leite (creme de leite, leite condensado). Mas as negociações estão em curso no sentido de evitar grandes reajustes de preço”, disse.

O presidente da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) discorda das pequenas taxas. Para ele, alguns produtos chegam a ficar 20% mais caros. “Tivemos reajuste de energia e de vários outros elementos que compõem influenciam no frete, além de  alguns insumos”. (Ver infográfico na página 3.)

O Nordestão garante que os preços de hoje estão idênticos aos de 2013 nessa mesma época do ano e que até o Natal não sofrerão reajuste. Isso porque a mercadoria foi comprada com antecedência. “Nem todo mundo teve a ousadia de estocar ou realizar o que chamamos de pedidos programados”, disse o diretor-presidente Manoel Etelvino, ao explicar também que na indústria a variação de preços será pequena, já que a demanda caiu. Apesar disso, espera aumentar suas vendas. O motivo é o investimento em infraestrutura das lojas, além de treinamento para os colaboradores. 

Consumidor /O cardápio, a pesquisa e o supermercado
“Já estou com as receitas separadas e com a lista de compras feita. Gosto de comprar com antecedência. Não ando pesquisando muito, porque já sei onde tem os produtos que preciso. Vou fazer carpaccio, filé,... Está tudo programado”. 
Paula Pinto Maia/dentista

“Não cozinho na noite de Natal. A família é muito grande e costumo comprar tudo pronto para poupar tempo e trabalho. Tomamos sucos e vinho. Já andei olhando as garrafas, mas ainda não comprei.”
Aurismar Cristina Xavier/professora

“Lá em casa já somos programados. No Natal o que acrescentamos nas compras é um queijo do reino, vinho, panetone, chester. Esse tipo de produto. Não tenho tempo pra pesquisar. Onde chego, compro. Isso a uns dez dias da data.”
Ginaldo Barbosa Calado/ comerciante

“Não comprei nada ainda. Como os produtos para o Natal são mais caros, faço pesquisa de preços. Peru e espumante não podem faltar. Também gosto daquele mix de frutas secas com amendoim, damasco e outros.” 
Livramento Maciel/ dona de casa

“Vou começar a comprar os ingredientes no início de dezembro. Quando os preços estão mais altos eu chego a substituir uma coisa por outra. Levo aquilo que estiver mais barato. O que não pode faltar é o peru, frutas e o principal: a família.” 
Aurinete Soares/autônoma

“Não estou pesquisando preços. Somos só eu e a mulher lá em casa. Fazemos uma ceia mais ou menos completa, mas pequena. Com certeza teremos frutas, chester ou frango assado e uma garrafa de vinho pra ela, porque não bebo”. 
Ailton Barreto/ técnico em edificações
info
info

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TSE Mantém Souza no cargo de Deputado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou nesta terça-feira (18) o pedido de cassação de registro de candidatura do ex-prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, conhecido como Souza (PHS). Ele foi eleito deputado estadual nas eleições deste ano.
Souza teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER/RN), segundo o que preconiza a Lei da Ficha Limpa. Mesmo assim, ele disputou o pleito sub judice, através de uma liminar proferida monocraticamente por um dos membros do TSE.
Hoje (18), foi julgado o mérito do processo e, por unanimidade, os membros do TSE concordaram com o deferimento do registro de candidatura do deputado eleito.
Ainda falta o julgamento do processo de número 39864.2012.620.0032. O que de fato, definirá se Souza será deputado ou não. A ação acusa o ex-prefeito de abuso de poder econômico e poder político, uso indevido de meio de comunicação social, captação ilícita de sufrágio e conduta vedada a agente público.


EM TEMPO: Se o  Souza seja condenado no processo que falta ser julgado citado acima, e impedido de ser empossado como deputado, quem assume a vaga é a primeira suplente da coligação, Laura Helena (PPS), filha do ex-deputado Wober Júnior, já que o TSE manteve o registro de candidatura do deputado eleito arrastado pela legenda. Caso contrário, a vaga seria destinada a Vivaldo Costa, primeiro suplente da coligação União pela Mudança.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Papa Francisco confirma visita aos Estados Unidos em 2015

Filadélfia (AE) - O papa Francisco confirmou que vai realizar a primeira visita aos EUA em uma viagem à Filadélfia em setembro de 2015 para o Encontro Mundial das Famílias. A conferência é realizada a cada três anos em uma cidade diferente para celebrar a importância da família. Será a segunda visita papal à Filadélfia, onde João Paulo II celebrou uma missa em 1979, e a primeira visita aos EUA em oito anos.
Gregorio Borgia
Papa Francisco terá programação nos Estados UnidosPapa Francisco terá programação nos Estados Unidos

O prefeito de Filadélfia, Michael Nutter, o governador do estado, Tom Corbett, e o arcebispo Charles Chaput, organizador da conferência, se reuniram com Francisco no Vaticano em março para convidá-lo pessoalmente para participar do evento.

Chaput afirmou que todos estão “muito gratos pela oportunidade” e que o anúncio do papa “nós dá um comprometimento e energia renovados para ter o melhor Encontro Mundial das Famílias que já foi celebrado na Igreja”.

A expectativa é de que o evento, a ser realizado entre 22 e 27 de setembro, atraia mais de um milhão de pessoas. Os hotéis a uma distância de até 15 quilômetros do centro da cidade estão lotados.

Também é esperada que a visita se estenda a Nova York e Washington, mas autoridades do Vaticano não confirmaram tais informações. O papa “quer garantir a presença no Encontro Mundial das Famílias em 2015, na Filadélfia, mas sobre o resto, eu não tenho nada a dizer. Nenhuma informação concreta para dar”, afirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. 

Laura Helena ou Vivaldo Costa pode assumir vaga de Souza, caso ele perca julgamento do TSE

As atenções estão voltadas para o  julgamento do processo de registro de candidatura do deputado estadual eleito Manoel Cunha Neto, “Souza” do PHS, que está na pauta da sessão de hoje terça-feira (18) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso Souza perca o julgamento,  podem entrar na vaga o deputado estadual Vivaldo Costa na condição que os votos não sejam validados para a coligação ou a candidata Laura Helena, caso a Justiça Eleitoral entenda que o somatório pertence à coligação formada com PPS e PHS, ao qual Souza é filiado.

FPM que será repassado as prefeituras nesta quinta-feira terá um aumento de 1,4%

O segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro será de R$ 509.319.895,26, repassado nesta quinta-feira (20). O valor leva em consideração o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Sem a retenção, em valores brutos, o montante chega a R$ 636.649.869,08.

Segundo cálculos divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com esse segundo repasse, o FPM de novembro soma R$ 4,965 bilhões. No mesmo período de 2013, em valores brutos, o valor era de R$ 4,897 bilhões. Assim, em termos reais, o FPM apresenta aumento de 1,4% em relação aos dois primeiros repasses feitos em novembro de 2013.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DEPUTADO ESTADUAL ELEITO PODE TER REGISTO CASSADO PELO TSE


Deputado estadual foi considerado inelegível pela Corte Eleitoral do RN por atos de abuso de poder econômico, captação ilícita de votos e abuso de meios de comunicação no pleito municipal de Areia Branca
Souza
Souza-Cunha-disputará-vaga-na-AL-RN
Deputado estadual eleito Souza terá registro de candidatura julgado pelo TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará, nesta terça-feira (18), o registro de candidatura do deputado estadual eleito Manoel Cunha Neto, mais conhecido como Souza (PHS). Ele teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com base na Lei da Ficha Limpa, mas disputou a eleição por força de uma decisão monocrática do TSE. Agora, o pleno do Tribunal Superior julgará o mérito da questão.

Souza foi considerado inelegível pela Corte Eleitoral do RN por atos de abuso de poder econômico, captação ilícita de votos e abuso de meios de comunicação no pleito municipal de Areia Branca. Ele tenta no TSE reverter essa decisão para ser diplomado deputado estadual, cargo para o qual foi eleito com cerca de 20 mil votos, na eleição deste ano.
A primeira suplente da coligação de Souza é Laura Helena (PPS), que teve 18 mil votos. No entanto, em caso de indeferimento do registro do deputado eleito, ela não assumiria a vaga, pois a coligação não atingiria o coeficiente eleitoral, devido ao fato de os votos do eleito serem contabilizados como nulos.
A cadeira, se Souza perder no TSE, ficará com a coligação “União pela Mudança II”, que tem o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) como primeiro suplente.