sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Obama promete esclarecer preocupações sobre espionagem

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama prometeu a Dilma Rousseff e Enrique Peña Nieto, presidentes do Brasil e México respectivamente, que o governo norte-americano irá trabalhar em conjunto para esclarecer as preocupações desencadeadas pelas revelações de espionagem americana contra esses países.
Roberto Stuckert FilhoDilma e Obama estão na Rússia para o G20 e conversaram ontem (5) sobre as denúncias de espionagem, antes do jantar oficialDilma e Obama estão na Rússia para o G20 e conversaram ontem (5) sobre as denúncias de espionagem, antes do jantar oficial

A informação foi dada hoje (6) pelo conselheiro adjunto de segurança nacional para as comunicações estratégicas dos EUA, Ben Rhodes. "Se trata de um processo contínuo que manteremos com os governos mexicano e brasileiro", disse.

Rhodes afirma ainda que esse foi o tema da conversa entre Obama e Dilma, na noite dessa quinta-feira (5), em paralelo ao encontro do G20, na Rússia. Esse encontro ocorreu logo após a presidente Dilma Rousseff cancelar a viagem de sua equipe, que faria os preparativos antes da visita oficial que ela faria a Washington, no dia 23 de outubro.

Anteriormente, o Brasil já havia solicitado explicações formais dos Estados Unidos, após uma reportagem revelar a existência de documentos secretos, vazados por Edward Snowden, ex-técnico da CIA, que mostram o monitoramento de conversas entre Dilma e seus assessores.

Além disso, o grampo também envolveria as comunicações do presidente mexicano, de acordo com a denúncia. Segundo Peña Nieto, presidente do México, após conversa com Obama, o presidente americano garantiu que fará uma investigação completa. "Ele me informou de forma clara que também está interessado em resolver a questão para que ela não vire algo que possa manchar o relacionamento que estamos construindo", afirmou Nieto em entrevista a uma rede de tv local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI...