segunda-feira, 30 de junho de 2014
sexta-feira, 27 de junho de 2014
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Henrique Alves é o mais rejeitado para o governo segundo SETA
Sem a presença da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) é o mais rejeitado na disputa pelo governo. O pré-candidato do PMDB alcança 20,3% de rejeição, aponta a pesquisa estimulada do Instituto Seta.
Robinson Faria (PSD) é rejeitado por 11,8% dos entrevistados; Robério Paulino (PSOL) por 5,2%; Araken Farias (PSL) por 4,4% e Simone Dutra (PSTU) por 3,1%. Brancos e nulos somaram 26,5% e não responderam 28,7%.
No cenário com Rosalba, a governadora é rejeitada por 49,7% dos entrevistados. Henrique Alves apresenta rejeição de 12,4%; Robinson Faria tem 5,6%; Robério Paulino é rejeitado por 2,3%; Simone Dutra por 2%; Araken Farias é rejeitado por 1,6% dos entrevistados do Seta. Brancos e nulos somaram 12,5% e 14% não souberam responder.
Senado
Na disputa pela vaga do Senado, Wilma de Faria (PSB) é rejeitada por 23,7% dos entrevistados do Seta. Fátima Bezerra (PT) aparece com 18,7% de rejeição. Roberto Ronconi (PTC) tem 11%; e a professora Ana Célia apresenta 6% de rejeição. Brancos e nulos somaram 19,8% e 20,9% não souberam responder.
A pesquisa do Instituto Seta ouviu 1.500 pessoas em todas as regiões do Estado entre os dias 16 a 18 de junho. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos. O levantamento de dados foi registrado no TRE com o nº de protocolo 00004/2014.
Diferença de Wilma para Fátima Bezerra é de apenas um ponto percentual, diz Seta
Para o Senado, há empate técnico. A diferença entre Wilma e Fátima Bezerra é de apenas um ponto percentual na estimulada, diz o Seta. A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB) lidera uma disputa acirrada para o Senado. Ela tem 28,7% das intenções de voto contra 27,6% das preferências na deputada Fátima Bezerra (PT). Segundo o Instituto Seta, as duas estão em empate técnico e a diferença é de apenas um ponto percentual na pesquisa estimulada.
O Seta realizou pesquisa entre os dias 16 e 18 de junho em todas as regiões do Estado. Na pergunta estimulada, a professora Ana Célia aparece com 3,6% das intenções de voto e Roberto Ronconi (PTC) com 2,1%. Brancos e nulos somaram 24,3% e 13,8% não souberam responder.
Voto espontâneo
Na pesquisa espontânea, Wilma de Faria obteve 10% das intenções de voto; Fátima Bezerra apareceu com 8,4% das preferências; José Agripino com 2,3%; Garibaldi Alves com 1,6%; Paulo Davim com 0,6%; Professora Ana Célia com 0,5%; Roberto Ronconi com 0,4%; Rosalba Ciarlini com 0,3%; e outros com 0,9%. Brancos e nulos somaram 17,7% e 57,3% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa do Instituto Seta ouviu 1.500 pessoas em todas as regiões do Estado entre os dias 16 a 18 de junho. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos. O levantamento de dados foi registrado no TRE com o nº de protocolo 00004/2014.
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Robério: “Henrique Alves quer tirar proveito da tragédia de Mãe Luíza”
Pré-candidato do PSOL ao Governo do Estado acusa presidente da Câmara de “oportunismo político”
Alex Viana
Repórter de Política
Pré-candidato do PSOL ao governo do Estado, o professor Robério Paulino afirma que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pré-candidato do PMDB a governador, está tentando tirar proveito eleitoral da tragédia em Mãe Luíza. “Puro oportunismo político. Por que ele não apareceu em todos os anos anteriores? É deputado federal há tantos anos. Por que em anos anteriores, quando a cidade alagava, ele não apareceu? Aparece agora porque é candidato”, declarou o pré-candidato do PSOL, ao participar, neste final de semana, de evento em favor da sua pré-candidatura. “Isso é puro oportunismo político e aproveitar-se da desgraça alheia para fazer campanha eleitoral. Esse homem nunca fez nada pela cidade, nunca fez nada pelo estado. E agora aparece, dia sim, dia não, visitando as áreas, aparecendo com solução, trazendo ministro. Por que só visitou agora? Por puro oportunismo político”, acrescentou Robério.
Durante a visita que fez na sexta-feira passada aos locais atingidos pelas chuvas em Natal, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, afirmou que o governo federal ajudará na recuperação da área onde ocorreu o desmoronamento. No entanto, o ministro evitou falar em valores. Ele disse que aguardará a conclusão do projeto que está sendo feito pela prefeitura de Natal. “Nesse primeiro momento, a prioridade é prestar socorro e assistência às famílias, com o projeto concluído daremos início a segunda fase dos trabalhos, que inclui a estabilização do terreno e reconstrução da rede de drenagem e de esgotos. Por isso é importante a presença do prefeito, da governadora, do presidente da Câmara Federal e de todas as autoridades aqui, pois trabalharemos em conjunto”, disse, fazendo referência a governadora Rosalba Ciarlini, ao prefeito Carlos Eduardo e ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, que acompanharam a visita.
A vinda do ministro da Integração Nacional a Natal foi uma solicitação do presidente da Câmara dos Deputados, que, dias antes, havia conversado com o ministro por telefone, solicitando também à presidente Dilma Rousseff providências quanto ao deslizamento. Para o pré-candidato do PSOL a governador, “a situação em Natal não é menor, é grave, mas existem situações muito piores, como no Rio de Janeiro, e nunca vi o senhor Henrique como presidente da Câmara ter visitado o Rio de Janeiro em situações anteriores, o que mostra que essa atuação dele, neste momento, é meramente eleitoreira”. “Usar a autoridade de presidente da Câmara para trazer ministro a Natal tem conotação eleitoreira. Henrique não tem preocupação com a cidade e a população. Quantas vezes a cidade alagou e por que ele não fez em situações anteriores? Houve grandes alagamentos em Natal e ele nunca esteve aqui para visitar desabrigados das áreas alagadas. Por que só agora?”, questionou.
“Veto a Rosalba Ciarlini faz parte do acordão de Henrique com Agripino”
O pré-candidato do PSOL a governador, Robério Paulino, afirmou ainda que o veto do DEM à candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) faz parte de um combinado entre o senador José Agripino, presidente estadual do DEM, e o pré-candidato do PMDB a governador, deputado federal Henrique Alves.
“É mais uma consequência do acordão, porque, na verdade, existem grandes interesses econômicos por trás desse acordo que Henrique Alves costura. O DEM tem suas empresas e interesses empresariais, que tem interesses em manter-se nos grandes negócios do Estado, sobretudo no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante”, afirmou Robério, se referindo à empresa do deputado federal Felipe Maia (DEM), filho de Agripino, que detém concessão para abastecimento de aeronaves.
Ainda segundo o pré-candidato do PSOL, o acordão é consequência da união de “toda a velha política do estado”, ao reunir os ex-governadores Agripino, Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB). “Todos têm interesses nesse acordo por causa da sua parcela de controle nos negócios do estado”, afirmou.
Conforme Paulino, Rosalba está pagando pelo que plantou. “Ela não é vitima. Vitima é o estado. A culpa pelo que ela passa é dela e do partido dela. A rejeição a Rosalba não é fruto da convenção do DEM, mas é um fato real, fruto do governo dela, que foi um descalabro. A vítima é o estado e a população do RN”.
EMPARN: Meteorologia prevê chuvas durante toda esta segunda-feira em Natal
Análise feita pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), enviada à imprensa por volta do meio-dia desta segunda-feira (23), prevê que as chuvas que caem em Natal desde o início da madrugada deverão continuar ocorrendo pelo menos durante as próximas 12 horas.
Segundo a Gerência de Meteorologia do órgão, as águas mais quentes do que o normal no oceano Atlântico, próximo do litoral Leste do Nordeste – associadas à presença de sistemas de instabilidades de origem oceânica – estão favorecendo a formação de chuvas de forte intensidade sobre a faixa litorânea potiguar. “Esses tipos de sistemas meteorológicos têm esse comportamento, de produzir chuvas fortes durante as primeiras oito horas de atuação, com deslocamento para o interior, apresentando assim, enfraquecimento do sistema”, explica o meteorologista Gilmar Bristot.
Ainda de acordo com a Emparn, na análise das imagens de satélite, observa-se que sobre o oceano Atlântico, na latitude de Natal, existe outra formação de instabilidade de origem oceânica com deslocamento em direção ao continente, com previsão de atingir o Leste nordestino nas próximas 48 horas. “A imagem do radar do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Ambientais (Cemaden) mostra o sistema atuando sobre as regiões Leste e Agreste dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba”, acrescentou.
Novo deslizamento
A chuva que começou a cair em Natal, ainda nesta madrugada, fez a terra ceder mais uma vez e um novo deslizamento foi registrado no bairro de Mãe Luíza, um dos mais afetados pelos temporais que assolaram a capital potiguar nos útimos dias 13 e 14. Segundo a Defesa Civil do município, pelo menos três carros foram parcialmente soterrados na Avenida Governador Sílvio Pedroza, na praia de Areia Preta, para onde a enxurrada de areia e destroços escorreu.
Além disso, uma casa desmoronou na Rua Atalaia, que fica próxima à cratera aberta na Rua Guanabara. A residência que desabou é uma das 80 moradias interditadas pelo Corpo de Bombeiros na região. Até o momento, não há registro de feridos.
Os deslizamentos de terra em Mãe Luíza vêm ocorrendo com frequência nestes últimos dias. Com este último, é a terceira vez que veículos são atingidos pela lama que desce pelos barrancos. Entre as ruas Guanabara e Atalaia, vários imóveis já foram destruídos, e dezenas de famílias tiveram que deixar suas casas.
Ibope e Consult divulgarão pesquisas no RN
O Ibope registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número RN-00005/2014, a sua primeira pesquisa sobre a intenção de votos no estado. O trabalho foi encomendado pela 96 FM, de Natal, ao custo de R$ 57.300,00 e o resultado será divulgado na sexta-feira (27). 812 eleitores serão ouvidos até a quarta-feira (25).
A Consult também registrou pesquisa, sob o número RN-00006/2014, encomendada pela Rádio Difusora de Mossoró. Os entrevistadores ouvirão 600 pessoas nesta terça-feira (24). Será pago pelo trabalho sete mil reais e vai divulgar os quesitos rejeição, tanto para governo quanto Senado.
quinta-feira, 12 de junho de 2014
PSB homologará candidaturas no dia 27 de junho no Ginásio Nélio Dias
A executiva do PSB convocou para o próximo dia 27 de junho, no Ginásio Nélio Dias, em Natal, o seucongresso estadual para homologação das candidaturas a governador, vice-governador, senadora, deputados federais e estaduais. A presidente da legenda, ex-governadora Wilma de Faria, será apresentada como postulante ao Senado, enquanto o PSB ratifica o apoio a Henrique Alves (PMDB) para o governo.
A deputada Gesane Marinho declara apoio às pré-candidaturas de Ricardo e Rafael Motta
A deputada estadual Gesane Marinho e a prefeita de Canguaretama Fátima Marinho declararam, na tarde de hoje (11), apoio à pré-candidatura a reeleição do deputado estadual Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e à pré-candidatura do vereador de Natal Rafael Motta a deputado federal. Em Natal, Rafael ainda conta com o apoio do colega vereador Bertone Marinho, irmão de Gesane, e de Cícero Martins, responsável pela coordenação dos trabalhos sociais que Gesane e Bertone desenvolvem na capital.
O deputado Ricardo Motta afirmou que receber o apoio de Gesane e de sua família é motivo de muito orgulho. “Ela é uma parlamentar atuante e muito elogiada pelo trabalho que realiza. Teremos a missão de dar continuidade a ele”, comentou Ricardo. Gesane disse estar contente por encontrar um grupo comprometido em prosseguir com ações do seu mandato. “Com essa parceria, vamos seguir ajudando muitas pessoas”, declarou Gesane. Para Rafael Motta, o apoio da família Marinho fortalece o seu compromisso com os municípios de Natal e de Canguaretama, assim como a responsabilidade de poder representá-los.
Robinson Faria(PSD) homologará sua candidatura em Mossoró no dia 29 de Junho
Apostando no bom momento vivido pelo PSD em Mossoró, o vice-governador Robinson Faria promoverá a convenção do partido na capital do Oeste. O evento para homologação da sua candidatura está marcado para o dia 29 de junho, às 16h, no Hotel Villa Oeste. A cidade deve ser o principal reduto eleitoral de Robinson, sob o comando do prefeito Silveira Júnior.
Paraplégico dará o pontapé inicial
Além dos 22 jogadores das seleções brasileira e croata, haverá mais alguém ansioso para a sua estreia na Copa do Mundo: o adulto paraplégico que, usando uma veste robótica comandada pelos seus sinais cerebrais, dará o pontapé inicial da competição. Resultado de quase dois anos de esforços, o projeto de desenvolvimento do esqueleto-robô batizado de "BRA-Santos Dumont 1" foi liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que trabalha desde o fim dos anos 1980 nos Estados Unidos. O projeto recebeu R$ 33 milhões do governo federal.
TRE aumenta multa a Henrique, João Maia e Wilma por propaganda
A chapa pré-formada por Henrique Eduardo Alves (PMDB), João Maia (PR) e Wilma de Faria (PSB) chegará à campanha eleitoral com, pelo menos, R$ 85 mil em multas por propaganda eleitoral antecipada. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve a decisão do juiz eleitoral Marco Bruno Miranda sobre o evento do PMDB, realizado em março, e aumentou a punição para o encontro realizado pelo PR, em abril – estendendo a aplicação de multa aos demais envolvidos. Nos dois eventos, os três pré-candidatos fizeram, segundo a Justiça Eleitoral, propaganda extemporânea.
Jornal de Hoje
Robinson Fária Articula o vice
As articulações para escolha do candidato a vice-governador na chapa de Robinson Faria, que disputará o Executivo pelo PSD, estão intensas. A escolha ainda não foi fechada porque, segundo assessores próximos aos principais líderes do partido, os peessedistas ainda aguardam a chegada de novos aliados e poderia oferecer como espaço a candidatura a vice.
No entanto, se o desenho da chapa partidária permanecer com o PSD, PT, que indicará a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado, e o PC do B, o mais provável é que com essa última legenda fique a escolha do vice. A justificativa para isso seria simples: como o PSD e o PT já estão com suas indicações para chapa majoritária, faltaria apenas o PC do B ter sua indicação.
Entre os mais cotados para vice de Robinson Faria estão o deputado estadual Fábio Dantas e o vereador de Natal George Câmara. No caso de Dantas, ele tem como seu principal colégio eleitoral a cidade de São José do Mipibu, administrada por seu pai, Arlindo Dantas. A indicação de Fábio traria o apelo, segundo afirmam os líderes do PT, de agregar “joviailidade” a chapa.
Fábio Dantas, que estava trabalhando as bases para tentar o segundo mandato como deputado estadual, caso aceite entrar na disputa como vice, lançará a esposa, Cristiane Dantas, como candidata a deputada estadual. Cristiane foi diretora do ITEP na gestão de Wilma de Faria como governadora.
Fábio Dantas negou que tenha recebido convite para ser vice. “Não fui convidado. E se for convidado sentarei com o partido para discutir o assunto”, comentou. O parlamentar defendeu que a escolha do nome de vice seja feita pelo próprio Robinson Faria. “Nada melhor do que ele (Robinson Faria) para escolher o seu vice”, destacou o deputado estadual. Já a escolha de George Câmara para vice encontra justificativa como um apelo dos articuladores para tentarem buscar maior penetração eleitoral na cidade de Natal. “É legítimo um partido reivindicar um espaço na chapa majoritária, mas esse debate ainda está sendo feito pelos partidos. Como o PT já tem o candidado ao Senado, pode ser discutido tanto o espaço de vice como o de suplentes no Senado”, comentou George Câmara. Questionado se aceitaria ser candidato a vice na chapa de Robinson Faria, George Câmara destacou: “Quem tem 32 anos de PC do B, o que o partido entender ser melhor eu irei”, comentou.
No próximo sábado, o PC do B promoverá um encontro estadual para discutir as alianças e composição.
Fonte:Tribuna do Norte
No entanto, se o desenho da chapa partidária permanecer com o PSD, PT, que indicará a deputada federal Fátima Bezerra ao Senado, e o PC do B, o mais provável é que com essa última legenda fique a escolha do vice. A justificativa para isso seria simples: como o PSD e o PT já estão com suas indicações para chapa majoritária, faltaria apenas o PC do B ter sua indicação.
Entre os mais cotados para vice de Robinson Faria estão o deputado estadual Fábio Dantas e o vereador de Natal George Câmara. No caso de Dantas, ele tem como seu principal colégio eleitoral a cidade de São José do Mipibu, administrada por seu pai, Arlindo Dantas. A indicação de Fábio traria o apelo, segundo afirmam os líderes do PT, de agregar “joviailidade” a chapa.
Fábio Dantas, que estava trabalhando as bases para tentar o segundo mandato como deputado estadual, caso aceite entrar na disputa como vice, lançará a esposa, Cristiane Dantas, como candidata a deputada estadual. Cristiane foi diretora do ITEP na gestão de Wilma de Faria como governadora.
Fábio Dantas negou que tenha recebido convite para ser vice. “Não fui convidado. E se for convidado sentarei com o partido para discutir o assunto”, comentou. O parlamentar defendeu que a escolha do nome de vice seja feita pelo próprio Robinson Faria. “Nada melhor do que ele (Robinson Faria) para escolher o seu vice”, destacou o deputado estadual. Já a escolha de George Câmara para vice encontra justificativa como um apelo dos articuladores para tentarem buscar maior penetração eleitoral na cidade de Natal. “É legítimo um partido reivindicar um espaço na chapa majoritária, mas esse debate ainda está sendo feito pelos partidos. Como o PT já tem o candidado ao Senado, pode ser discutido tanto o espaço de vice como o de suplentes no Senado”, comentou George Câmara. Questionado se aceitaria ser candidato a vice na chapa de Robinson Faria, George Câmara destacou: “Quem tem 32 anos de PC do B, o que o partido entender ser melhor eu irei”, comentou.
No próximo sábado, o PC do B promoverá um encontro estadual para discutir as alianças e composição.
Fonte:Tribuna do Norte
terça-feira, 10 de junho de 2014
O PRÉ-CANDIDATO A GOVERNADOR HENRIQUE ALVES RECEBE APOIO DE GESANE MARINHO
A pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (09) o apoio do grupo formado pela família da deputada estadual Gesane Marinho, que inclui seu pai Jurandir, ex-prefeito de Canguaretama, a atual prefeita Fátima, sua mãe, e o vereador de Natal Bertone Marinho, irmão da parlamentar. A tendência é que o apoio do grupo seja extensivo aos demais pré-candidatos da aliança.
Henrique Alves recepcionou em seu apartamento Gesane e Jurandir Marinho, que preside o PMDB em Canguaretama. Também participaram da reunião o ministro Garibaldi Filho e o prefeito de Serrinha Fabiano de Souza, ambos do PMDB. Gesane reafirmou que a falta de atenção do seu partido, o PSD, inviabilizou seu projeto de reeleição e se sentiu à vontade para conversar com Henrique Alves por perceber a postura agregadora do pré-candidato do PMDB.
“Eu sempre me coloquei à disposição nesse projeto de recuperação do Estado. Mas foi preciso outro partido enxergar a condição que eu tenho para colaborar”, disse a parlamentar. Henrique externou sua gratidão à deputada e exaltou as qualidades da nova aliada. “Uma deputada da qualidade de Gesane Marinho merece o respeito de todos os partidos. O seu apoio honrará o PMDB”, afirmou.
POR: ROBSON PIRES
domingo, 8 de junho de 2014
NOTA DO PSD: Deputada Gesane Marinho desiste da reeleição
Nota do PSD
A deputada estadual do PSD, Gesane Marinho anunciou que não será mais candidata e que - por motivos pessoais - está deixando a vida pública como parlamentar.
O Partido Social Democrático reconhece a importância da deputada em seus quadros e ainda aposta em sua eleição como a maior do partido e com chances de ser a campeã de votos nas eleições deste ano. O PSD sempre deu apoio aos seus projetos e ações pelo Rio Grande do Norte, principalmente na região Agreste.
A direção do PSD ressalta ainda que não cabe ao partido questionar as razões colocadas pela deputada estadual como "de foro íntimo". O PSD ainda torce para que a parlamentar repense sua decisão.
Direção estadual do Partido Social Democrático
sábado, 7 de junho de 2014
ESPECULAÇÕES AGORA É QUE GESANE MARINHO PODERÁ DISPUTAR A CÂMARA FEDERAL
A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) vem promovendo uma aprofundada discussão sobre o seu futuro político, já que foi divulgado que ela poderia desistir de sua reeleição a Assembleia Legislativa,ou citado ser vice de Robinson Faria (PSD) na chapa majoritária. A mais nova especulação diz que ela pode disputar uma das duas vagas que a sua coligação deve eleger para a Câmara Federal no grupo de Robinson Fária. Gesane Marinho ainda não decidiu o seu rumo político, vamos aguardar...a hora tá se passando...nessa época tempo é ouro e voto também...
Assinar:
Postagens (Atom)